link direto


domingo, 30 de setembro de 2012

Fenômeno do heptatlo na década passada, sueca se aposenta aos 29 anos

Carolina Kluft conquistou o ouro no heptatlo em Atenas-2004, mas atualmente se dedica ao salto (Foto: Getty Images)
Um dos maiores fenômenos do atletismo mundial na década passada, Carolina Klüft anunciou a aposentadoria do esporte aos 29 anos. Campeã olímpica no heptatlo nos Jogos de Atenas, em 2004, a sueca também competiu nos saltos em distância e triplo, além do pentatlo, colecionando títulos em todas as modalidades pelas quais passou. Mesmo ainda jovem, dez anos depois de apresentar ao mundo seu cartão de visitas, decidiu que era hora de deixar a pesada rotina de treinos para se dedicar a projetos pessoais.

Carolina mostrou seu potencial ainda muito jovem nos campeonatos de base. Aos 19, derrubou toda a elite do heptatlo mundial para surpreender com a conquista do Campeonato Europeu senior, em Munique. Tornou-se a número 1 do ranking e manteria a posição pelos cinco anos seguintes. Na época, fez sucesso por declarações que revelavam a pouca idade.

- Isso tudo é muito engraçado. Mas se lembrem que eu ainda sou uma criança – dizia na época.

Além da coleção de medalhas, a média de pontos da sueca impressionava. Ela tem a segunda melhor marca do mundo de todos os tempos (7032) no heptatlo e ainda é a recordista europeia. Entre 2003 e 2007, ela competiu em 14 eventos internacionais de grande porte, vencendo a maioria por grandes margens. Em média, batia as rivais por 329 pontos. O ouro olímpico, em 2004, foi conquistado pela impressionante diferença de 517.

Nestas 14 competições, a média de pontos de Carolina foi de 6791 pontos. Até a presente data, apenas outras 15 atletas no mundo alcançaram esta marca ao menos uma vez na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário