link direto


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tubarões ganham área de proteção ambiental


O governo das Ilhas Marshall junto com outros quatro países da região da Micronésia (Palau, Guam, Ilhas Marianas e Estados Federados da Micronésia)  criaram o maior santuário de tubarões do mundo. A área abrange quase dois milhões de quilômetros quadrados no Oceano Pacífico – oito vezes o tamanho da Grã-Bretanha, só de mar.
Tubarões de diversas espécies estão cada vez mais ameaçados de extinção por problemas como a pesca predatória e a destruição de seus habitats. Essa medida irá dobrar a área de proteção dos animais no mundo e tem o objetivo de controlar, fiscalizar e proibir a pesca e o finning de qualquer espécie de tubarão em boa parte do Pacífico.
A dúvida de seu sucesso só surge pela localização da área que fica muito próximo ao Japão, China e Taiwan, os maiores consumidores e pescadores de tubarão do planeta. Porém, o projeto de lei garante que certos tipos de barcos e equipamentos de pesca serão proibidos e ao transgredir essas medidas estarão sujeito a pagar uma multa de cerca de R$575,5 mil.


Essa nova área de proteção ambiental e suas medidas também deverão ajudar a vida marinha como um todo, pois com as restrições de barcos pesqueiros e mais controle sobre a área, outras espécies também serão privilegiadas por essa fiscalização.

2 comentários: