link direto


sábado, 24 de novembro de 2012

Gladiator


time e torcida Gladiador clube (Foto: Divulgação)
Nem Juventus nem Inter de Milão, muito menos o Milan. O time a ser batido atualmente na Itália vem da quinta divisão e representa um elo com os tempos em que a península da Bota era o centro do mundo. Trata-se do Gladiator, único time invicto nas competições nacionais na atual temporada: está em segundo lugar no Grupo H, com nove vitórias e três empates. Sem muitos recursos financeiros, a equipe tem levado à risca seu nome. Afinal, no submundo do Calcio, vencer, a exemplo dos guerreiros da Antiguidade, é a única maneira de sobreviver.
O Gladiator, aliás, não foi batizado desta forma por acaso. O clube está sediado em Santa Maria Cápua Vetere, um município na região da Campânia erguido nas ruínas da antiga Cápua, considerada a segunda cidade mais importante da antiga República Romana, onde ficava a principal escola de gladiadores e o primeiro anfiteatro da época. No local também eclodiu a revolta de escravos no ano de 73 a.C., liderada pelo gladiador Espártaco, que já virou personagem de filmes e até de uma série de televisão. A importância histórica, obviamente, é explorada pelo clube.
- Cápua tem uma história de mais de dois mil anos. O clube está começando a se concentrar neste aspecto da cidade, e o treinador, Gigi Squillante, usa muitas referências dos gladiadores. Espártaco, aliás, é representado no escudo do clube. Esperamos que o Gladiator possa voltar a dar destaque à cidade – disse o jornalista Marco Falco, torcedor do clube e responsável pelo site “Sport Casertano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário